Sunday 18 December 2011

Percursos em 3D no Google Maps



Sou um utilizador intensivo das ferramentas Google, mas se antes apenas usava o motor de busca, o webmail, e Google Docs, nos últimos meses comecei também a usar regularmente o Google Maps de forma a poder planificar as minhas pequenas viagens de bicicleta. No entanto se quisesse analisar em detalhe o relevo de um percurso apenas o poderia fazer importando-o para o Google Earth.
Felizmente, atualmente é possível analisar o percurso em 3D diretamente no Google Maps – ou 4D se consideramos a dimensão temporal – como se estivéssemos a bordo de um helicóptero. Desta forma podemos ter uma visão noção da “dureza” das subidas que vamos enfrentar ao longo do percurso.

Para poder ter acesso a esta funcionalidade deve aceder à página do Google Maps e criar um novo percurso.


Escolhe a origem e o destino do seu itinerário, e clique em como chegar.


Junto às direções do percurso proposto pelo Google Maps existe um pequeno botão com a indicação 3D.


Ao pressionar este botão a visualização do mapa é alterada de uma vista 2D para uma vista 3D com animação da navegação ao longo do percurso.
A qualquer momento pode carregar no botão de pausa que se encontra no canto inferior esquerdo de forma a poder parar a navegação e poder explorar com maior detalhe os locais em que pretende transitar. Ao carregar novamente no botão, a navegação será retomada.



Obs. Para poder utilizar esta nova funcionalidade do Google Maps deverá ter instalado o plug-in do Google Earth. Que se encontra aqui.

No comments:

Post a Comment