Thursday 3 November 2011

Problemas com o Picasa


Quando criei este blogue defini que o alojamento de todas as imagens que aqui fossem exibidas seria feito através dos álbuns Web do Picasa. Deste modo nenhuma imagem do blogue desaparecerá caso o image hosting seja inativado. No entanto, e apesar desta ideia parecer bastante simples e prática, desde cedo me deparei com um problema que me ocupou por largos meses.
Passo a explicar.

Após descarregar e instalar o Picasa, para automatizar o upload de imagens para os álbuns Web, selecionei no gestor de pastas do Picasa uma pasta para monitorizar. Essa seria a única localização que eu utilizaria para colocar todas as imagens usadas no blogue. Esperava que que sempre que colocasse uma foto na pasta ou subpasta da localização definida, as imagens lá contidas fossem automaticamente sincronizadas com o álbum respetivo de acordo com a pasta de origem.
Evito desta forma ter que fazer a transferência das fotografias uma a uma através do browser. Este processo deve ser simples e transparente tal como se espera do Picasa. No entanto apenas algumas das subpastas apareciam nos álbuns Web. Ou seja, alguma “coisa” impedia que o Picasa “visse” a totalidade das pastas.

Como habitualmente, sempre que surge um qualquer problema informático - e não só, diga-se de passagem – a primeira coisa que faço é ir ao Google procurar ajuda. Mas desta vez por muito que procurasse não encontrava nada de útil. Achava relatos de utilizadores que também não conseguiam fazer o upload das suas fotografias, mas nunca aparecia nenhum comentário com uma resposta, ou blogue verdadeiramente útil. Até que hoje decidido a acabar com esta feitiçaria do Picasa, acedi novamente ao motor de busca de forma a procurar, procurar e procurar uma solução para este problema. Passados uns minutos fui parar a um fórum onde um utilizador estava com um problema parecido ao que me atormentava. Um dos comentadores   questionou se o Picasa suportava o tipo de ficheiro que o utilizador queria fazer upload – enquanto eu estava a ler, pensava “este tipo não deve ter a mínima ideia do que está a falar”. Era óbvio que se o tipo diz que não consegue fazer o upload das suas fotografias de certeza que são fotografias - .jpg, .jpeg, .psd, etc…
Mas como já tinha tentado quase tudo para resolver este estranho fenómeno, fui analisar o tipo de ficheiros que estavam nas pastas que o Picasa não reconhecia. Eram .png. Até aqui nada de estranho, mas o interessante da coisa é que em todas as pastas que o Picasa consegue reconhecer estão ficheiros .jpg. Converti os .png em .jpg, e Bingo fez-se milagre. Então não é sacana do Picasa não gosta de .png. Tantas vezes tentei resolver este problema, e afinal a solução era tão simples. Faltava saber o motivo pelo qual não era feita transferência dos ficheiros .png para os álbuns Web.
Acedi ao menu tipos de ficheiro dentro das definições do programa, e constatei que os .png não faziam parte dos tipos de ficheiro que eram mostrados. Isto significava que não sendo exibidos, também não é feita a sua sincronização com o respetivo álbum Web. Tantas vezes olhei para as definições procurando alguma opção que impedisse que algumas imagens não fossem transferidas, e nunca me tinha apercebido que era a definição dos tipos de ficheiros que podiam ser mostrados.

Mas que “inteligência” da equipa de desenvolvimento do Picasa teve a brilhante ideia de excluir o .png como formato de imagem suportado por padrão, e logo um tipo de ficheiro que uso com tanta regularidade.
Desculpem o desabafo, mas referi no início, este problema ocupou-me largos meses, e deu-me grandes dores de cabeça.

No comments:

Post a Comment